Deficiência de leptina

A via leptina/melanocortina apresenta um papel preponderante no controlo da ingestão de alimentos. A sua ativação decorre da libertação sistémica de leptina adipocina (LEP) e sua interação subsequente com o recetor de leptina (LEPR), localizada na superfície dos núcleos arqueados do hipotálamo (figura 1).

Author(s):

Beatrice Dubern

Mutações do MC4R e do MC3R

A via da leptina/melanocortina desempenha um papel fundamental no controlo hipotalâmico do aporte alimentar. Esta via é ativada após a libertação sistémica da adipocina leptina (LEP) e sua subsequente interação com o recetor da leptina (LEPR), localizado na superfície dos neurónios da região do núcleo arqueado do hipotálamo (figura 1).

Author(s):

Beatrice Dubern

Baixa estatura e obesidade: vários diagnósticos possíveis

Por definição, 50% da população tem uma estatura inferior à média, 25% inferior ao percentil 25 e 3% inferior ao percentil 3 nas curvas de crescimento de referência. A baixa estatura define-se comumente por uma estatura inferior ao P25 ou inferior a (- 2) desvios-padrão. Uma vez que existem diferenças consideráveis na estatura das diferentes populações

Author(s):

Marie-Laure Frelut

Alta estatura e a obesidade (disponível em breve)

Perturbações respiratórias do sono em crianças obesas. Mecanismos, diagnóstico e tratamento

Para o seu normal desenvolvimento as crianças necessitam de dormir várias horas por dia: cerca de 12-13 horas/dia em crianças pré-escolares (3-5 anos), 10-11 horas/dia em crianças em idade escolar (5-10 anos) e 8-10 horas/dia em adolescentes (14-16 anos). Embora algumas funções do sono ainda não sejam totalmente conhecidas, o sono é vital para

Author(s):

Ha Trang

Resistência à insulina e o risco da diabetes (disponível em breve)

Complicações Cardiovasculares da Obesidade

As doenças cardiovasculares (DCV) desenvolvem-se lentamente ao longo da vida desde a vida fetal e são consideradas a principal causa de morte a nível mundial. Em 2010 a American Heart Association definiu um novo conceito de saúde cardiovascular ideal como a presença de comportamentos de saúde ideais (não fumar, IMC ideal, atividade física e dieta saudável) e factores de saúde ideais (concentração de colesterol total, pressão arterial e glicemia em jejum dentro de intervalos normais1.

Author(s):

Agnieszka Zachurzok
Ewa Malecka-Tendera

Doença hepática gordurosa não alcoólica nas crianças (disponível em breve)

A função da tireoide e a obesidade na infância e adolescência (disponível em breve)

A carência de nutrientes da criança e do adolescente obeso

Obesidade infantil : implicações no processo de puberdade

Problemas ortopédicos (disponível em breve)

Características da saúde bucal na obesidade precoce (disponível em breve)